Falar sobre política, publicar fotos sensuais ou fazer comentários inocentes como "ainda bem que é sexta-feira" podem prejudicar suas relações no trabalho
Publicar fotos de biquíni, expor opiniões polêmicas ou até mesmo criticar um time de futebol são atitudes comuns nas redes sociais. No entanto, quando se mantém colegas de trabalho, principalmente os chefes, em seu Facebook, Twitter ou outras ferramentas parecidas, estes tipos de publicação podem comprometer a credibilidade do profissional e até mesmo por o seu emprego em risco.
De acordo com a professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), Denise Delboni, o ato de se conectar com pessoas do ambiente de trabalho em redes sociais é mais comum entre os jovens. “Para a geração mais nova, é uma forma de se socializar rapidamente”, diz ela. Porém, Denise lembra que essa atitude pode apresentar mais desvantagens do que vantagens.
Foi o que percebeu a arquiteta Marina Fernandez, de 24 anos, quando sua última chefe a convidou para fazer parte de sua rede de contatos no Facebook. “Eu fiquei pensando 'Ai meu Deus, será que eu aceito?’. Ela já não era uma pessoa muito agradável no ambiente de trabalho, então porque eu adicionaria na minha rede social?“, comenta ela. Marina cedeu e acabou aceitando o pedido de amizade da dona do escritório.
“Uma vez eu peguei uma infecção alimentar e tive de ficar vários dias fora do escritório. As outras funcionárias falaram que ela ficava de olho se eu postava alguma coisa no Facebook, para saber se eu realmente estava doente”, conta Marina, que em outra ocasião, saiu para jantar com colegas do escritório sem a chefe e também teve problemas. “Alguém postou uma foto ou fez um check-in [divulgou a localização] e ela viu. No dia seguinte, ela reclamou e falou ‘ai, saíram e não me convidaram?’”.
Para Douglas Gonçalves, sócio da consultoria de recrutamento Havik, o profissional que recebe um pedido de amizade do chefe nas redes sociais não tem muita escolha, senão a de aceitá-lo. “Você sente uma obrigação social em adicionar. Em algum momento ele vai perceber que você não aceitou e isso acaba criando uma situação desconfortável”, comenta.
Com a ajuda de especialistas, o iG criou uma lista com 13 atitudes que o profissional deve evitar tomar em suas redes sociais para preservar sua vida pessoal e o seu relacionamento com os colegas de trabalho. Confira abaixo como manter uma postural profissional em um ambiente virtual tão descontraído:
- Nunca falar mal da empresa ou de colegas de trabalho
Este é o maior erro a ser evitado quando colegas de trabalho fazem parte de sua rede social. “Você perde a liberdade de falar o que pensa de uma forma muito sincera a respeito da empresa ou mesmo de colegas de trabalho. Quanto mais pessoas relacionadas ao seu trabalho estão conectadas a você, mais cuidado é preciso ter”, conta Sérgio Celestino, sócio da consultoria em recrutamento Alliance Coaching. Muitas companhias encaram o profissional como um representante da marca, mesmo fora do ambiente de trabalho. Ao criticar a empresa publicamente, o funcionário põe em dúvida o profissionalismo e a fidelidade à empresa.
- Não postar fotos sensuais
“Tanto faz se você tem um superior adicionado, alguém do mesmo nível hierárquico ou um liderado. Uma foto de biquíni na praia não pega bem”, comenta Douglas Gonçalves. As fotos íntimas devem ser compartilhadas apenas com as pessoas mais próximas, para preservar a imagem do profissional, principalmente se ele trabalha em um setor formal. Esta regra se aplica também para os homens que postam foto sem camisa no espelho da academia.
- Não postar assuntos sigilosos da empresa
Comentar informações estratégicas põe em risco o emprego do profissional e também algum projeto no qual a companhia esteja trabalhando. Postagens como "Estou trabalhando em um novo projeto da empresa que vai ser lançado na segunda-feira" podem não parecer reveladores para seus familiares ou amigos que trabalhem em outras áreas. No entanto, alguém de uma empresa concorrente pode repassar esta informação e a situação pode se complicar. Em alguns casos, o profissional assina um termo de sigilo ao entrar na companhia, justamente para que ele não vaze assuntos confidenciais para concorrentes.
- Não usar muito as redes sociais durante o expediente
A estudante Josyelle Moura, de 20 anos, trabalhava em uma empresa em que o uso do Facebook era permitido e todos os colegas faziam parte de sua rede de contatos. “Do dia para a noite, bloquearam. Só que hoje todo mundo tem acesso pelo próprio celular”, conta ela. “Uma vez nós fomos almoçar e postamos fotos. Então, os chefes foram reclamar que nós estávamos postando foto durante o expediente”, diz Josyelle. A partir de então, os funcionários eram obrigados a deixar o celular fora da sala para que ninguém tivesse acesso ao Facebook. Além disso, uma pessoa ficou responsável por monitorar os perfis dos colaboradores em redes sociais para saber se eles faziam postagens no tempo em que estavam lá.
Caso o trabalho não esteja diretamente relacionado às redes sociais, o ideal é que nada seja postado durante o expediente. Isso pode passar a impressão de que o funcionário está se divertindo em vez de trabalhar.
- Não postar "Ainda bem que hoje é sexta-feira"
Por mais cansativa e estressante que a semana tenha sido, comentários do tipo “Ainda bem que é sexta-feira” ou “Chega meia noite, mas não chega 18 horas” podem ser interpretados como uma reclamação em relação ao volume de trabalho ou ambiente do escritório. Se realmente este for o problema, é um assunto que deve ser tratado primeiro com o superior, para manter um diálogo transparente e não transmitir um sentimento de insubordinação ou até mesmo preguiça. “É um comentário extremamente inocente e você vê até na televisão os apresentadores de telejornal falando isso, mas pode ser mal interpretado por seu chefe”, comenta Silvio Celestino.
- Nunca publicar fotos em que pareça embriagado
“Se a pessoa quer ser reconhecida como alguém que tem maturidade, é inapropriado mostrar uma foto bêbado, em uma festa ou uma reunião em que está todo mundo bêbado. Tudo isso pode afetar sua credibilidade”, adverte Sérgio Celestino. O apropriado é que fotos que possam comprometer a imagem profissional sejam compartilhadas apenas com os amigos mais próximos. Ainda assim, corre-se o risco de alguém repassar. Se possível, não se deixe fotografar alcoolizado.
- Limitar fotos com colegas de trabalho
Não publique fotos de eventos para os quais apenas alguns colegas de trabalho foram convidados. “Tem problema de tribo e disputa de poder. Eu já ouvi comentários do tipo 'Olha, a pessoa frequenta a casa daquele diretor. Que coisa absurda'. E isso foi dito por adultos, não eram crianças”, comenta a professora Denise Delboni, da FGV.
- Não convidar seu chefe sem ter intimidade
Ao adicionar o seu chefe na rede social, tenha certeza de que vocês têm uma relação próxima o suficiente para compartilharem informações de fora do ambiente profissional. Caso contrário, pode-se forçar uma intimidade que não existe. “Têm que ter percepção. Se ninguém na rede tem chefia em grupo de amigos, não é por acaso. Você tem que avaliar o tipo de empresa em que você está”, diz Denise Delboni.
- Evitar falar de assuntos polêmicos
Quanto mais pessoas são adicionadas às redes sociais, com mais cultura e educação diferentes você tem de lidar. Com colegas de trabalho a situação é mais agravante, pois normalmente não se possui muitas informações sobre as posições que eles tomam em relação a assuntos que não envolvam o lado profissional. Para não desrespeitar a cultura e crença de ninguém, o melhor é não opinar sobre assuntos polêmicos, como religião ou política. “É melhor manter grupos fechados, nos quais você inclua familiares e amigos mais próximos e nesses grupos você faz os comentários com mais liberdade”, aconselha Silvio Celestino.
- Não paquerar colegas de trabalho
Não estar no escritório não significa que você tem mais liberdade para paquerar algum colega de trabalho. A relação deve ser tratada da mesma maneira. No dia seguinte, você vai encontrá-lo de novo e sua atitude pode criar uma situação desconfortável para ambos.
Fonte: IG
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