sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tia de estudante acusa livro didático de sexista e gera debate na internet

Editora responsável pela publicação se defendeu alegando que cabe ao professor “abrir a discussão a todas as possibilidades”


Assunto repercutiu no Facebook
Um exercício de um livro didático do sistema de ensino Positivo se tornou o centro de um grande debate no Facebook sobre sexismo. Tudo começou quando a tia de uma estudante de 11 anos, aluna de uma escola particular de Natal/RN, publicou uma imagem da publicação, mostrando uma atividade que pedia para os estudantes indicarem atividades que são para meninos e as que são para meninas.

Para a tia da estudante e boa parte dos internautas que se integraram ao debate, o exercício é sexista e confunde a cabeça das crianças. “Minha irmã debateu com ela tópico por tópico, mas se horrorizou com o conteúdo e com a aceitação da escola, que, na figura da professora, não atentou nem mesmo para o fato de a criança ter subvertido o esperado como resposta”, disse Soraya Souza, tia da estudante.

A editora Positivo divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso, afirmando que orienta os professores, através de um manual fornecido juntamente do livro, a promover o debate e garantir a multiplicidade de opiniões. Mesmo assim, informou que vai alterar o conteúdo para a próxima edição do material.

Veja abaixo a íntegra da nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Curitiba 24 de outubro de 2013

A Editora Positivo considera legítima a preocupação com o tema e a relevância da questão. Entretanto, esclarece que a finalidade do exercício apresentado não é impor padrões ou corroborar com estereótipos de gênero. A atividade é parte de um contexto onde o objetivo é justamente promover o debate para combater relações autoritárias e questionar a rigidez dos padrões.

O manual do professor, que acompanha todos os livros da coleção, contém orientações metodológicas (OMs) ao docente para conduzir essa atividade, com o objetivo de subsidiar a ação do professor e abrir a discussão a todas as possibilidades que possam surgir no decorrer da aula.

Para conhecimento, seguem abaixo as orientações que acompanham essas atividades:

- Conduzir e acompanhar a conversa dos alunos, a fim de que seja mantido o respeito às opiniões, aos hábitos e personalidade de cada um.

- De acordo com os PCN Pluralidade Cultural e Orientação sexual (BRASIL, 2001) "A discussão sobre as relações de gênero tem como objetivo combater relações autoritárias, questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres e apontar para sua transformação. A flexibilização dos padrões visa permitir a expressão de potencialidades existentes em cada ser humano que são dificultadas pelos estereótipos de gênero. Como exemplo comum, pode-se lembrar a repressão das expressões de sensibilidade, intuição e meiguice nos meninos ou de objetividade e agressividade nas meninas. As diferenças não devem ficar aprisionadas em padrões preestabelecidos, mas podem e devem ser vividas a partir da singularidade de cada um, apontando para a equidade entre os gêneros".

Reiteramos que a Editora Positivo considera importante o debate sobre a questão e informa que o material que será utilizado pelos alunos em 2014 foi alterado a fim de promover um debate mais aprimorado entre os alunos sobre este tema.

Atenciosamente,
Editora Positivo
Fonte: Administradores . com

Nenhum comentário:

Postar um comentário