quinta-feira, 30 de julho de 2015

Neto de ouro: ‘Tenho que retribuir', diz jovem que adiou faculdade para cuidar dos avós


No domingo passado (26) em que se comemorou no Brasil o Dia dos Avós, o jovem Luiz Renato Tezotto, morador de Sorocaba (SP), tem um motivo a mais para celebrar: a decisão de adiar o sonho de cursar uma faculdade para cuidar dos avós que o criaram. "Chegou a hora de retribuir o que eles sempre me deram. Meu sonho pode esperar", diz Luiz, único neto do casal Horácio Tezotto, de 78 anos e Anézia Tezotto, de 75.

A decisão de abrir mão do curso de jornalismo em Bauru(SP), entretanto, não foi fácil. Luiz conta que passou no vestibular após dias e noites de estudos. Após ser aprovado, o jovem passou a fazer planos de se mudar para Bauru, a cerca que 300 quilômetros de distância, e chegou até a alugar uma casa.

Mas, depois do primeiro dia na nova moradia, um acidente mudou seus planos. “Mal tinha desfeito as malas quando recebi a notícia que meu vô tinha sofrido uma queda. Voltei para Sorocaba e encontrei ele bastante debilitado. Os dias foram passando e ele não melhorava nunca, aí descobrimos que estava com dengue. Como minha mãe trabalha fora e não tem tempo de ficar com eles, decidi que não voltaria mais para Bauru, que ficaria em Sorocaba cuidando dos dois 'velhinhos'", lembra.



Hoje, a rotina de Luiz é bastante diferente daquela que ele imaginou. Em vez de aulas, provas e festas com colegas de faculdade, o jovem passa a maior parte do dia com os avós. “Quando estou com eles tento brincar, conversar, vou com eles à padaria e coisas do tipo. Também procuro ser alguém sempre disposto a escutar e contar histórias. Tudo isso está sendo uma experiência inesperada, mas muito boa", revela.

Entre uma história e outra, ele ainda encontra tempo para estudar, já que o sonho de cursar jornalismo permanece. "Se dependesse da minha vó eu estaria em Bauru faz tempo. Ela é adepta da ideia de que filhos devem voar e serem livres. Mas não tem como ficar tranquilo estando tão distante deles", lamenta.

























Ele garante que, quando essa fase passar, logo irá encarar tudo de novo para alcançar o diploma de jornalismo e mostrar com orgulho para os pais e, claro, para os avós. “Para mim, eles são uma referência. Espero que tudo se resolva e, futuramente, tenho certeza que a oportunidade vai aparecer outra vez”, acredita.



Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário