Fazer parte de um grupo aumenta o conhecimento, traz alegria e deixa o trabalho mais tranquilo e prazeroso
Trabalhar em equipe pode ser uma excelente oportunidade de aprender com os colegas, dentro e fora das companhias. Todos ganham experiência, mas algumas regras de convivência precisam ser respeitadas. Confira:
Tenha paciência
Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se passa muitas horas em grupo, no mesmo ambiente de trabalho. É muito importante ter paciência. Pense, pare, respire, avalie os motivos que levaram a pessoa a ter aquela opinião. Trabalhar em grupo é atuar desarmado.
Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
Aceite as ideias das outras pessoas
Nem sempre é fácil aceitar novas ideias ou admitir em público que não temos razão. Mas aprenda a reconhecer que a ideia de um colega pode ser melhor do que a sua. Certamente chegará o momento em que acontecerá o contrário e ele também terá que admitir isso. O trabalho em equipe é baseado em humildade, reconhecimento, troca. O importante sempre é que o objetivo em comum, em benefício da empresa, seja cumprido.
Critique ideias, não pessoas
Avalie as colocações de seus colegas de trabalho, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Você pode criticar, de forma construtiva, as ações, ideias e comportamentos do outro, mas nunca o perfil das pessoas.
Saiba dividir
Entenda que é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. É fundamental delegar, compartilhar responsabilidades e informação.
Não deixe de colaborar
Não é porque trabalha em equipe que esquecerá as suas obrigações. Não folgue. Dividir as tarefas é uma coisa, deixar de colaborar é outra. Mantenha uma postura participativa e solidária. Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda a alguém da equipe.
Mantenha o diálogoQuando se sentir desconfortável com alguma situação ou função, fale sobre o problema. O silêncio não resolverá o caso, as outras pessoas perceberão o seu mau humor e insatisfação e o trabalho não será desenvolvido com sucesso. Insatisfação gera infelicidade.
Cuidado com o pensamento coletivo
Quando tudo já foi conversado e todas as decisões foram tomadas, é comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente à mudanças e ignore outras opiniões. Identifique esse tipo de isolamento coletivo e ouça sempre opiniões externas.
Aproveite e divirta-se
O trabalho em equipe também pode ser muito terapêutico e divertido. Divida os seus medos, desafios. Compartilhe as suas histórias. Sorria, ria. O bom humor deixa a convivência mais fácil, o trabalho mais prazeroso e os resultados muito melhores.
Fonte: CRC São Paulo
Tenha paciência
Muitas vezes é difícil conciliar opiniões diversas, principalmente quando se passa muitas horas em grupo, no mesmo ambiente de trabalho. É muito importante ter paciência. Pense, pare, respire, avalie os motivos que levaram a pessoa a ter aquela opinião. Trabalhar em grupo é atuar desarmado.
Procure sempre mostrar os seus pontos de vista com moderação e ouça o que os outros têm a dizer, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
Aceite as ideias das outras pessoas
Nem sempre é fácil aceitar novas ideias ou admitir em público que não temos razão. Mas aprenda a reconhecer que a ideia de um colega pode ser melhor do que a sua. Certamente chegará o momento em que acontecerá o contrário e ele também terá que admitir isso. O trabalho em equipe é baseado em humildade, reconhecimento, troca. O importante sempre é que o objetivo em comum, em benefício da empresa, seja cumprido.
Critique ideias, não pessoas
Avalie as colocações de seus colegas de trabalho, com isenção total sobre suas impressões de caráter. Você pode criticar, de forma construtiva, as ações, ideias e comportamentos do outro, mas nunca o perfil das pessoas.
Saiba dividir
Entenda que é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. É fundamental delegar, compartilhar responsabilidades e informação.
Não deixe de colaborar
Não é porque trabalha em equipe que esquecerá as suas obrigações. Não folgue. Dividir as tarefas é uma coisa, deixar de colaborar é outra. Mantenha uma postura participativa e solidária. Procure dar o seu melhor e ajudar os colegas, sempre que necessário. Da mesma forma, não se sinta constrangido quando precisar pedir ajuda a alguém da equipe.
Mantenha o diálogoQuando se sentir desconfortável com alguma situação ou função, fale sobre o problema. O silêncio não resolverá o caso, as outras pessoas perceberão o seu mau humor e insatisfação e o trabalho não será desenvolvido com sucesso. Insatisfação gera infelicidade.
Cuidado com o pensamento coletivo
Quando tudo já foi conversado e todas as decisões foram tomadas, é comum que um grupo coeso e homogêneo se torne resistente à mudanças e ignore outras opiniões. Identifique esse tipo de isolamento coletivo e ouça sempre opiniões externas.
Aproveite e divirta-se
O trabalho em equipe também pode ser muito terapêutico e divertido. Divida os seus medos, desafios. Compartilhe as suas histórias. Sorria, ria. O bom humor deixa a convivência mais fácil, o trabalho mais prazeroso e os resultados muito melhores.
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