sábado, 16 de março de 2013

Itaú é líder em reclamações no Procon; veja lista completa.

Área de produtos tem o maior número de reclamações fundamentadas, seguidas pelas instituições financeiras



Aproveitando a semana do consumidor, a  Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulga a lista das 50 empresas mais reclamadas no órgão em 2012.

Apesar da supremacia do setor de produtos - registrou 9 795 reclamações no ano passado -, a lista das empresas mais reclamadas em 2012 segue, pelo segundo ano consecutivo, encabeçada por uma instituição financeira.
O Procon informa que o maior questionamento tem sido quanto ao financiamento de veículos - os consumidores procuraram o órgão de proteção ao direito do consumidor contestando taxas como tarifa de cadastro, gravame, registro de contrato, serviços de terceiro e outros.
Itaú Unibanco
Em 2012, foi a vez do Itaú Unibanco puxar a lista, com 1108 reclamações - das quais 640 não foram atendidas.  As principais reclamações foram associadas às taxas cobradas para o financiamento de veículos. A melhora na qualidade dos serviços prestados é o que hoje "tira o sono" da equipe de ouvidoria, nas palavras de Cristiana Primciroli, do Itaú Unibanco.
Em encontro recente com a imprensa, porta-vozes da instituição relembraram que a cobrança de tarifa de cadastro no caso de financiamento de veículos é autorizada pelo Banco Central, o que justificaria o não atendimento de mais da metade das solicitações.
Segundo o Itaú Unibanco, trata-se de uma taxa cobrada pela comodidade de aquisição do crédito no mesmo local onde se compra o veículo. Se o financiamento for solicitado em uma agência bancária, a tarifa de cadastro não é cobrada.
Em nota oficial divulgada à imprensa nesta tarde, o banco afirma que "o volume absoluto de registros não deve ser, por si só, considerado suficiente para avaliar a qualidade de atendimento e serviços prestados por cada empresa, pois o cadastro de reclamações fundamentadas não leva em conta o tamanho e abrangência de cada empresa". 
A empresa adiciona que "os investimentos de R$ 10,4 bilhões anunciados pelo Itaú Unibanco em tecnologia, inovação e atendimento até 2015 também fazem parte da melhoria contínua na qualidade dos serviços e satisfação dos clientes". Veja a íntegra do comunicado naterceira página.
O setor de assuntos financeiros é o vice-campeão no número de reclamações, tendo chegado a 7 642 registros no ano passado. Em 2011, o Bradesco era detentor da primeira posição, seguido pela B2W - que compreende Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. Neste ano, a varejista do comércio eletrônico aparece na quinta posição.
Ao longo de 2012, foram 602 611 atendimentos realizados pelo Procon, dos quais 88% foram solucionados. 
Veja a lista das 50 empresas mais reclamadas em 2012, segundo o Procon.
 EmpresaNúmero de Reclamações
1Itaú Unibanco1108
2Claro1006
3Bradesco976
4Vivo967
5B2W - Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou barato718
6BV621
7Carrefour595
8Grupo Oi586
9Eletropaulo576
10Santander Real568
11Tim Celular S/A559
12Pão de Açúcar475
13Microcamp469
14Banco do Brasil450
15Panamericano438
16Magazine Luiza416
17Caixa Econômica Federal372
18NET366
19Motorola354
20Casas Bahia337
21Groupon305
22Electrolux294
23BMG289
24Ricardo Eletro256
25CCE250

Segue continuação da lista:

EmpresaNúmero de Reclamações
26Julycom, Meu Celular Novo, Plug Importados230
27Nokia228
28TAM224
29Mercado Livre219
30Green Line Sistema de Saúde216
31Sky Brasil208
32Nextel197
33Citibank188
34Amil177
35Mabe GE Dako Continental173
36Whirlpool168
37Sociedade Comercial e Importadora Hermes S/A151
38Gafisa e Tenda143
39HSBC137
40Anhanguera130
41Gol129
42Goiás Cobranças, CompreDaChina.com, MPTudo.com, MiamiBR.com, Apple Fri129
43Unicasa, Dellano, Favorita, New, Tela Sul123
44LG Eletronics121
45Fênix do Oriente Prestadora de Serviços de Cobrança120
46Decolar.com, Agência Decolar111
47Planeta Bônus Promoções107
48APTX Group, Apetrexo106
49ClickOn, Valônia Serviços de Intermediação e Participações102
50Volkswagen100


Fonte: Revista Exame

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