quinta-feira, 19 de julho de 2012

Artigo: O Contador


A contabilidade foi à primeira profissão regulamentada no Brasil. Ela surgiu com a criação do ensino comercial, em 1931, viabilizando os negócios e acelerando o desenvolvimento econômico. Porém, como não existia o curso superior de ciências contábeis, muitos profissionais não tinham conhecimentos teóricos e técnicos suficientes para detectar os problemas de uma empresa e recomendar suas soluções. Visando solucionar isto, foi criado em 1945, o curso de ciências contábeis, que disponibiliza à sociedade um profissional capaz de compreender as questões técnicas, científicas e econômicas que determinam a resolução de tais problemas de forma mais eficaz.
Contador é o profissional que lida com a área financeira, econômica e patrimonial. Sendo o responsável pela elaboração das demonstrações contábeis e pelo estudo dos elementos que compõem o patrimônio monetário das companhias. Para o contador, cada número tem seu significado, tudo é importante, pois cada dado que ele avalia traduz a representatividade dos negócios de uma empresa. Com isso, ele recomenda as atitudes a serem tomadas que visem solucionar problemas financeiros. Deve sempre estar atualizado com as leis que regem o patrimônio das pessoas jurídicas (empresas), bem como às datas e prazos das obrigações fiscais e interpretar corretamente os dados coletados, para assim adotar os procedimentos necessários para o crescimento da empresa ou instituição.
A contabilidade evolui nos Países desenvolvidos, na forma da Contabilidade de Gestão, um sistema de informações que agregam a Cálculos de Administração Financeira e Gráficos Estatísticos, trabalho há muitos anos no processamento dessa nova realidade empresarial, dessa forma os clientes sentem-se mais seguros nas informações emitidas, pois essa nova ferramenta é um grande facilitador da gestão empresarial.
Além disso, o contador deve ter as seguintes características:
  • Gostar de cálculos matemáticos
  • Ser organizado
  • Ser ético
  • Gostar e ter o hábito da leitura
  • Atenção a detalhes       
  • Ter visão dimensionada
  • Ter planejamento de trabalho definido
  • Postura crítica
  • Segurança diante de problemas
  • Ser flexível
Principais atividades
  • Organização e execução de serviços de contabilidade em geral
  • Escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações.
  • Perícias judiciais e extrajudiciais
  • Revisão de balanços e de contas em geral, revisão permanente de escritas financeiras das empresas.
  • Emissão de relatórios administrativos financeiros
  • Gráficos de índices estatísticos.
Leia mais: www.josediascontabilidade.com

José Dias.

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